bases pedagógicas e eixos temáticos

desde 2015, trabalhamos e estudamos as intersecções entre arte, ciência e tecnologia, com interesse especial em educação democrática, mediação cultural e ciência aberta, promovendo reflexões sobre nossa época e oferecendo ferramentas sociotecnológicas para um mundo complexo.

bases

nossa metodologia própria foca na autonomia do educando (sua capacidade de agir e decidir por si próprio, consciente de suas vontades e capacidades) e no desenvolvimento de sua capacidade de análise crítica (compreender sua realidade e a si mesmo dentro dessa realidade de maneira aprofundada, considerando as complexidades e interrelações), pautando-se sempre pela noção de alteridade (compreender a diferença a partir de um ponto de vista empático, criando pontes e não muros).

alguns dos conceitos que norteiam a nossa atuação são:

> faça-com-outros, crítica pioneira do movimento maker à ideia de faça-você-mesmo reforçando a importância do fazer coletivo
> tecnoarte, onde arte, ciência e tecnologia se conectam, estiumulando o pensamento transdisciplinar e inovador
> decolonialismo, rompendo com estruturas rígidas e herdadas de pensamento e ação e simultaneamente valorizando e fomentando a produção de saberes situados, que de fato ressoem nos sujeitos que os produzem e vivenciam