projetando (n)um mundo complexo: objetos arquetípicos

arquetipicos

nossas relações com o mundo, seja o natural ou aquele que construímos, estão transformadas. estamos conectados 24 horas por dia, o que impacta nossas vidas pessoais e nosso trabalho. a todo momento somos levados a consumir mais um produto ou serviço sugerido por algoritmos que conhecem a fundo nossos gostos e inclinações, fruto de uma tecnologia que promete resoluções simples para nossos problemas, ao mesmo tempo em que parece contribuir com o agravamento de muitos deles. existem movimentos que tentam quebrar a lógica desse cenário, como o minimalismo e o movimento maker… como podemos nos relacionar com essa complexidade?

nós acreditamos no design como ferramenta de relação com esse mundo em rápida transformação. porque aprender a projetar nos ajuda a dar forma à nossa própria realidade, nos empodera e desenvolve nossa autonomia e nos ajuda a propor soluções adequadas para problemas reais, sejam eles quais forem.

os arquétipos sempre estão ao nosso redor, quer saibamos ou não da sua existência: nos livros, filmes e séries que lemos ou assistimos, mas também nos produtos que consumimos e nos objetos com os quais convivemos. conhecê-los melhor é uma forma de enriquecer nossas histórias e de nos relacionarmos com o mundo de uma maneira mais rica e complexa.

no curso objetos arquetípicos, que faz parte da nossa série projetando (n)um mundo complexo, estudaremos diferentes sistemas arquetípicos a fim de criar vivências e repertório para que cada participante produza uma luminária funcional tendo como ponto de partida um desses arquétipos.

curso desenvolvido em parceria com JP Salgado.

conteúdo

  • arquétipos
  • sons e imagens arquetípicos
  • pensamento projetual
  • introdução ao design de luminárias
  • fundamentos de luminotécnica
  • produção das lumiárias

público-alvo

interessados em geral, a partir dos 16 anos

duração

12h