projetando (n)um mundo complexo: objetos improvisados

 

improvisados

nossas relações com o mundo, seja o natural ou aquele que construímos, estão transformadas. estamos conectados 24 horas por dia, o que impacta nossas vidas pessoais e nosso trabalho. a todo momento somos levados a consumir mais um produto ou serviço sugerido por algoritmos que conhecem a fundo nossos gostos e inclinações, fruto de uma tecnologia que promete resoluções simples para nossos problemas, ao mesmo tempo em que parece contribuir com o agravamento de muitos deles. existem movimentos que tentam quebrar a lógica desse cenário, como o minimalismo e o movimento maker… como podemos nos relacionar com essa complexidade?

nós acreditamos no design como ferramenta de relação com esse mundo em rápida transformação. porque aprender a projetar nos ajuda a dar forma à nossa própria realidade, nos empodera e desenvolve nossa autonomia e nos ajuda a propor soluções adequadas para problemas reais, sejam eles quais forem.

todos nós já ouvimos falar em reciclagem, mas você já ouviu falar em upcycling? no curso objetos improvisados, que faz parte da nossa série projetando (n)um mundo complexo, vamos trabalhar esse conceito na prática a partir da ressignificação de objetos usados e/ou de descarte, valorizando a noção brasileiríssima de “gambiarra” e refletindo sobre consumo, consumismo e obsolescência programada.

a proposta é que os participantes se apropriem de técnicas básicas de projeto e execução que permitem a produção de objetos funcionais e duráveis, adequados a necessidades reais, a partir dos recursos disponíveis. assim, eles aprendem a transformar materiais de descarte doméstico (móveis e utensílios usados, sucata etc.) em objetos funcionais, gerando discussão sobre as questões acima levantadas.

curso desenvolvido em parceria com JP Salgado.

conteúdo

  • introdução aos (pre)conceitos
  • pensamento projetual
  • gambiarra e solucionismo
  • técnicas básicas de oficina
  • tentativa e erro (iteração)
  • como nomear meu objeto? introdução ao branding

público-alvo

interessados em geral, a partir dos 16 anos

duração

12h