robôs cardíacos

cardiacos

a oficina robôs cardíacos se apóia em conceitos da infoestética para promover vivências e discussões a respeito de arte, ciência e tecnologia e da relação dos nossos corpos com dispositivos tecnológicos dotados de sensores, cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, a partir de um questionamento da divisão entre pensamento e sentimento (que é usada para, dentre outras coisas, separar a ciência da arte).

voltada para crianças acompanhadas de seus pais ou responsáveis, consiste na construção de pequenos robôs desenhistas a partir da utilização de material de descarte, arduinos e sensores. após esse primeiro passo, os robôs são acoplados aos participantes, passando a se mover e desenhar de acordo com os batimentos cardíacos de quem estiver interagindo com eles.

ao final de cada sessão de desenho robótico, é realizada uma roda de conversa e reflexão a partir dos desenhos gerados, analisando a relação entre o resultado visual e os sentimentos e pensamentos dos participantes durante a produção dos desenhos.

conteúdo

  • de onde vem o pensamento? e o sentimento? é possível sentipensar?
  • robôs podem ser artistas?
  • arduinos e sensores
  • autoria e originalidade

público-alvo

crianças a partir de 6 anos, acompanhada de seus pais, mães ou responsáveis

duração

3h